bet7k fortune tiger É Logo Ali: Lado brasileiro do monte Roraima ganha sinalização do ICMBio
Um dos passeios obrigatórios para quem chegou ao topo dos 2.810 metros do monte Roraima é bater ponto no marco da tríplice fronteira, que marca o encontro de Brasil, Venezuela e Guiana. Esse local é também o limite do Parque Nacional Monte Roraima —mas, até há poucos dias, poucos haviam ouvido falar da existência dessa unidade de conservação. A omissão começou a ser eliminada com o acréscimo ao marco de uma placa que informa ser ali área sob os cuidados do ICMBio (Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade). E a Gruta do Quati, espaço que abriga os acampamentos dos visitantesbet7k fortune tiger, também recebeu sinalização informando que ali é Brasil.
A iniciativa de colocar as placas no platô do Roraima partiu de Dennis Hyde e Letícia Alves, o casal que percorreu os 75 parques nacionais do Brasil. "Quando subimos ao Roraima, no marco, sentimos falta de informação sobre o parque nacional", conta Dennis. "Conversamos com o ICMBio, que aceitou que fizéssemos uma campanha de arrecadação junto com a agência Roraima Adventures, de Magno Souza, que reverteria parte da renda gerada por clientes que indicássemos para a confecção das placas".

A campanha deu certo, Dennis e Letícia mandaram fazer as placas e, em fevereiro, equipes do ICMBio e da Roraima Adventures instalaram a sinalização.
O acesso ao platô do Roraima só pode ser feito via Venezuela, a partir da comunidade indígena de Paraitepuy, no Parque Nacional Canaima, onde se inicia o trekking até o cume. A área brasileira, segundo o ICMBio, corresponde a cerca de 5% do platô. Mas, embora a "proa" do monte, sua imagem mais icônica, fique dentro da área brasileira, não há qualquer iniciativa para criar uma rota turística de acesso nacional.

"Uma característica peculiar do parque é ser sobreposto à Terra Indígena Raposa Serra do Sol, na etnorregião Igarikó, sendo sua gestão feita em conjunto com essa etnia", conta Havana Viana, do Parna Monte Roraima. "O acesso pelo lado brasileiro só poderia ser feito por escaladas dos paredões rochosos", acrescenta. Mas ela ressalva que, embora "os ingarikó utilizem suas trilhas para manterem contato com outras etnias, de parte do ICMBio nunca houve uma expedição para apurar uma trilha alternativa partindo da TI até a montanha, pois a articulação teria que envolver muitas instituições brasileiras e venezuelanas, em região sensível de fronteira".
A área total do Parna Monte Roraima é de 116 mil hectares e, até a instalação das placas no platô do monte, só havia uma placa de sinalização, perto do marco de fronteira BV3, nos limites de Brasil e Venezuela.

Dentro do parque, além do Roraima, fica um dos picos que mais atiçam a imaginação de trekkers de todo o país: o monte Caburaí, ponto mais setentrional do país, próximo da fronteira da Guiana, e cujo acesso é restrito a expedições de pesquisas e monitoramento, como explica Havana, por ser sobreposto ao TI Ingarikó. A abertura da área a uma visitação mais ampla, diz ela, depende da finalização do Plano de Visitação do Povo Ingarikó. "Acreditamos que expedições regulares, com a presença de operadores de turismo, possa gerar uma parceria junto aos indígenas para proteção dessas áreas, já que no último concurso no ICMBio Roraima não foi contemplado com vagas e nosso efetivo é escasso", acrescenta.
ZA9BET: Jogue no seu esporte que te da sorte aqui e ganhe muito. Saque em 36 segundos!LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
benefício do assinante
jogar fortune tigerVocê tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Veja outros artigos desse blog Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/blogs/e-logo-ali/2025/03/lado-brasileiro-do-monte-roraima-ganha-sinalizacao-do-icmbio.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês notícias da folha no seu email
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
max win fortune tigerAproveite nossos torneios - Torneios semanais Mudança em projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa acaba com brecha que beneficiaria BolsonaroAlteração impede uso de texto por ex-presidente; grupo bolsonarista foca PL da Anistia, apesar de entraves
19.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Na CasaFolha, ex-diretor da OMS explica a 039;gerontolescência039;, a adolescência antes da velhiceAlexandre Kalache discute mudanças no processo de envelhecimento e dá dicas para uma vida saudável
19.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
fortune tigre Proposta do IR e da taxação dos mais ricos sepulta reforma para reduzir tributação de empresasPara equipe econômica, mesmo com mudanças apresentadas, companhias ainda têm carga menor que em países da OCDE
jogo do ceará hoje resultado 20.mar.2025 às 4h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
jogo do tiger
Cadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok