baixa jogo do tigre Risco de deslizamento guia rotina de comunidade em Guarujá após temporal que matou 34 em 2020

"Não existe um ser humano se acostumar com o que é ruim. A gente não se acostuma, mas procura se adaptar por não ter opção." A afirmação é da aposentada Marcilia Rendeiro Tavares, 68, moradora do morro Cantagalo, na região da Enseada, em Guarujábaixa jogo do tigre, no litoral paulista.

max win fortune tiger

Marcilia chegou ao bairro há 14 anos e hoje mora com o marido e um de seus dois filhos em uma casa no pé do morro. As famílias no Cantagalo vivem sob alerta constante devido às fortes chuvas. O mesmo acontece na comunidade vizinha, a Barreira do João Guarda.

A imagem mostra uma vista aérea de uma comunidade, com casas de telhado de metal e paredes de alvenaria. Ao fundo, há uma área verde com árvores e uma encosta montanhosa. A parte inferior da imagem apresenta uma área pavimentada, possivelmente uma rua, com algumas casas ao redor. Morro da Barreira do João Guarda, em Guarujá; bairro vivem rotina de apreensão após grave deslizamento que matou mais de 30 pessoas em 2020 - Danilo Verpa/Folhapress

Em março de 2020, um deslizamento causado por uma tempestade deixou 34 mortos. Desde então, a rotina dos moradores na temporada de chuva tem sido guiada por uma série de iniciativas para prevenir novos desastres.

Uma sirene para alertar sobre risco de temporais e desmoronamentos foi instalada na região em uma ação conjunta da Defesa Civil do estado e do município, em novembro de 2023. O equipamento está em uma torre da Escola Municipal Sérgio Pereira, que fica próxima às comunidades, e é usada como abrigo emergencial para acolher famílias em caso de alto risco geológico.

Mais Prêmios, Mais Emoção | Cassino Premiado e Divertido

Ao chegar no bairro, é possível ver o caminho que o deslizamento de 2020 percorreu, como uma cicatriz no morro. Mais acima na encosta, está a obra de contenção e drenagem feita pela Prefeitura de Guarujá, finalizada em junho de 2024.

Marcilia estava em casa na noite da tragédia. Por ficar na parte mais baixa do morro, ela não foi atingida pela lama e se tornou uma espécie de base que recebeu bombeiros, agentes da Defesa Civil e outros vizinhos no socorro aos moradores.

fortunetiger

"Foram oito dias de pesadelo", recorda. As equipes de resgate deixavam parte dos equipamentos em sua casa e, ao encontrarem vítimas soterradas, os corpos eram primeiro colocados em frente ao seu portão, antes de serem encaminhados.

Planeta em Transe jogo do tigre aposta jogo do tigre

Marcilia desenvolveu crises de pânico e ficou quase cinco meses sem conseguir sair de casa. Hoje ela diz estar melhor, mas a apreensão volta quando o tempo fecha. "Antes, se chovesse, já tinha tudo pronto. Deixava a minha bolsa, uma toalha, uma muda de roupa em uma sacola pronta para sair. Esses dias de chuva forte, eu vi a mesma cena."

fortune tiger

Entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro deste ano o alerta sonoro das sirenes foi acionado duas vezes, quando três regiões da cidade receberam alerta extremo para risco iminente de deslizamento. Segundo a prefeitura, 49 famílias foram acolhidas na Escola Municipal Sérgio Pereira no período.

Além do local, Guarujá tem outros dois colégios usados como abrigo emergencial, um na Vila Baiana e outro na região do Morro do Engenho.

Até 50 Giros Gratis Bonus 3000 — ZA9BET BET, Aposta com segurança e saque ilimitado no pix em menos de 1 minuto. ZA9BET, A Bet da sorte com saque ilimitado em 1 minuto via pix para os VIPs. Torneio fortune tiger dia. Saque menos de 1 Minuto. Jogue Com 0,10 Centavos. Uma mulher está sentada em um tronco de árvore, vestindo uma camiseta colorida e shorts escuros. Ela parece estar em uma área rural, com vegetação densa ao fundo e um caminho de terra à sua frente. O ambiente é ensolarado e há alguns brinquedos infantis visíveis ao fundo. Simone dos Santos, 46, presidente da Associação de Moradores do Cantagalo - Danilo Verpa/Folhapress

Kayke Almeida, 40, coordenador de equipe da Defesa Civil de Guarujá há seis anos, conta que os agentes fizeram um trabalho de conscientização nos bairros mais afetados. A população recebeu orientações do que fazer ao receber os alertas e foram estabelecidas rotas de fuga para os abrigos com pontos de encontro no caminho. No Cantagalo e na Barreira do João Guarda, diz, a resposta dos moradores tem sido quase imediata.

jogo de aposta do tigre

"Eles estão mais atentos à previsão, alguns ligam lá na Defesa Civil para ter mais certeza. Hoje é uma comunidade um pouquinho mais resiliente e preparada."

Para ele, que trabalhou na equipe de resgate de 2020, a mobilização atual é uma resposta ao trauma de cinco anos atrás e ao trabalho junto aos líderes comunitários.

"A gente não quer que se repita a mesma noite de terror. Para nós ainda é muito difícil falar daquele dia", conta Simone dos Santos da Costabaixa jogo do tigre, 46, presidente da Associação de Moradores do Cantagalo.