qual o nome do jogo do tigrinho Hugo fala democracia 28 vezes, cita 'Ainda Estou Aqui' e dá recados sobre emendas a STF e governo

O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) fez uma defesa da democraciaqual o nome do jogo do tigrinho, das emendas parlamentares e da separação e igualdade entre os três Poderes em seu primeiro discurso após ser eleito presidente da Câmara neste sábado (1º). Hugo foi eleito por 444 votos, numa costura que contou com um amplo leque de apoios ao seu nome, indo do PT de Lula ao PL de Jair Bolsonaro.
jogo do tigreO parlamentar citou 28 vezes a palavra "democracia", além de fazer referência ao filme "Ainda Estou Aqui", que conta a história do ex-deputado Rubens Paiva, morto pela ditadura militar no Brasil, e a Ulysses Guimarães diversas vezes em sua fala.
Hugo é pressionado pela oposição para pautar o projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos ataques golpistas do 8 de janeiro.

O parlamentar não citou esse projeto no discurso de 20 minutos, mas lembrou a frase de Ulysses Guimarães, ao promulgar a Constituição de 1988, de que tem "nojo e ódio da ditadura". Levantou da cadeira da presidência e repetiu o gesto, dizendo "Viva a democracia."
jogo do ceará hoje resultadoHugo falou que não existe ditadura com um Parlamento forte e defendeu o respeito ao resultado das urnas, escrito no primeiro parágrafo da Constituição. "O antídoto ao arbítrio é o respeito à soberania popular. Toda ela. E desrespeitá-la, seja o mínimo que for, é desrespeitar a Constituição, é violar a democracia", disse.
O recém-eleito presidente da Câmara também deu recados ao STF (Supremo Tribunal Federal) e ao Executivo. Defendeu a separação entre os Poderes e afirmou que a "vontade dos constituintes originários foi adiada por quase quatro décadas", em referência ao poder obtido pelo Legislativo recentemente sobre o direcionamento das verbas orçamentárias.
As emendas parlamentares são alvo de impasse com o Supremo, numa crise que acirrou no fim do ano passado. Em sua fala, Hugo defendeu a transparência dos recursos, mas destacou que considera o parlamento também responsável pelo Orçamento.
Bônus de até R$1000 para jogar agora com SportingBet. 18+ jogue com responsabilidade. Estatísticas, jogos ao vivo, os melhores esportes e muito mais na 98. Seguro. Protegido. SportingBet é Confiável. 24/7. Regulamentado. Ganhe Bônus de Até R$1000.O Orçamento impositivo, disse, permitiu mudar a lógica do presidencialismo de coalizão, o "toma lá dá cá", e chamou o antigo modelo político de "relações incestuosas entre Executivo e Legislativo". Ele afirmou ainda que o sistema brasileiro tem características do parlamentarismo e que o Congresso tem "coparticipação e a corresponsabilidade" nas decisões, inclusive sobre a destinação das verbas.
Ele citou discurso de Ulysses Guimarães ao promulgar a Constituição, quando o parlamentar disse à época que Legislativo e Executivo são responsáveis pelo governo. "Ele afirmava que o presidencialismo absoluto deixava de existir com a nova Constituição", afirmou Hugo.
O deputado reforçou a igualdade entre os Poderes e disse que a praça dos Três Poderes, em Brasília, "é dos três e não de um nem de dois". "E quando não é dos três, não é a praça da democracia", disse. Ele também disse que o "Legislativo jamais avançou em nenhuma prerrogativa".
O presidente eleito também discursou a favor da estabilidade fiscal do país. "Nada pior para os mais pobres do que a inflação, a falta de estabilidade na economia. E a estabilidade é a resultante de um conjunto conhecido e consensual de medidas de responsabilidade fiscal", disse. "Não há democracia com caos social. Não há estabilidade social com caos econômico", declarou.
Mais cedoqual o nome do jogo do tigrinho, quando discursou em plenário defendendo sua candidatura, Hugo disse que trabalharia pelo fortalecimento do Legislativo e defenderia a imunidade parlamentar. "Juntos vamos fortalecer institucionalmente a Câmara, manter a sua autonomia e independência em relação aos demais Poderes", afirmou.