link do jogo do tigrinho Rede Social: Brasileiros dão vida a um Camões do século 21: popular e descolonizado
[RESUMO] Nos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, uma ópera, espetáculos teatrais e competições de slam ampliam o olhar sobre a obra e o legado camoniano para além do cânone acadêmico. Em "O Céu da Língua", comédia de Gregorio Duvivier; "O olho Perdido de Camões"link do jogo do tigrinho, de Nelson Monforte; e na ópera "Canto(s) da Condição Humana", do maestro Jônatas Manzolli, Camões transcende seu tempo e oferece à lusofonia expressões artísticas que conectam passado e presente, ao refletir sobre a herança de "Os Lusíadas".
Bônus De R$5 No Aviator - Jogo do Bicho Zebra PrêmiosA celebração dos 500 anos de nascimento de Luís de Camões em 2024 fez o poeta maior da língua portuguesa renascer em obras multimídias que atualizam o seu legado em um rico diálogo entre Brasil, Portugal e África.
A efeméride inspirou artistas dos dois lados do Atlântico a mergulhar no universo épico e lírico do poeta do Renascimento em peças teatrais, exposição fotográfica, ópera e até em competições de slam, os desafios de poesia falada.
![fortune tiger](/images/00107.jpg)
São releituras contemporâneas da obra camoniana, como "O Céu da Língua", comédia poética escrita e estrelada pelo brasileiro Gregorio Duvivier.
No espetáculo cocriado e dirigido por Luciana Paes, que estreou em novembro do ano passado em Lisboa e chega aos palcos brasileiros em 6 em fevereiro no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, Camões usa gola rufo e tênis All Star, tem sotaque carioca e a verve de um comediante obcecado pela palavra.
![](https://f.i.uol.com.br/fotografia/2025/01/02/17358420116776d8dbe98e4_1735842011_3x2_md.jpg)
"O tema surgiu da vontade de falar sobre a língua. A peça é uma ode à palavra. E Camões é aquele que primeiro levou as palavras à suprema perfeição da língua", disse Duvivier à Folha, logo após fechar a turnê de 19 apresentações em Portugal, sempre com casa cheia em Lisboa e no Porto.
O espetáculo mescla stand-up, rapsódia, música e projeções para propor reflexões humorísticas sobre o impacto da fala, da linguagem e da cultura no idioma comum de brasileiros e portugueses, em uma comunidade lusófona que inclui Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Goa.
jogo do tigre"É uma homenagem, mas sobretudo uma tentativa de aproximar os falantes do português de Camões e levar a poesia dele ao rés do chão", explica o ator. Duvivier usa o humor para tirar "Os Lusíadas" da "torre de marfim" como clássico universal.
Aposta Legal — Entre e receba seu bônus exclusivo para jogar e apostar nos melhores jogos brasileiros.Ele brinca com os diferentes registros e sotaques do português, conectando o clássico ao popular. Logo na abertura, declama os versos iniciais do Canto 1 de "Os Lusíadas": "As armas e os barões assinalados/ Que da Ocidental praia Lusitana/ Por mares nunca de antes navegados/ Passaram ainda além da Taprobana".
É o gancho para demonstrar como a métrica camoniana e seus versos decassílabos tão bem cabem na cadência melodiosa do falar brasileirolink do jogo do tigrinho, dado que o português contemporâneo europeu tende a omitir as vogais átonas.